domingo, 13 de outubro de 2013

Os bebedouros fazem mal aos beija-flores?


 
Adoro contemplar os beija-flores e, para apreciá-los mais de perto resolvi colocar um bebedouro com água doce na minha varanda, bem próxima à minha rede de descanso. Antes de tomar esta decisão, pesquisei se um bebedouro com água e açúcar poderia trazer algum malefício para a saúde dos beija-flores.

Descobri que não há problema nenhum em oferecer este aperitivo, desde que os bebedouros sejam diariamente lavados e a solução trocada. Isto porque o açúcar fermenta facilmente, propagando fungos, que, aí sim, poderão causar danos à saúde dos beija-flores.

A solução é preparada com uma medida de açúcar para quatro medidas de água. Para limpar os bebedouros, deve-se utilizar uma escovinha e sabão neutro, enxaguando bem. O ideal é ter dois bebedouros para cada ponto de alimentação. Assim, enquanto se retira um para limpá-lo, coloca-se com a mistura nova o bebedouro que foi limpo no dia anterior.
 
 
 

Eu deixo alguns dias sem o bebedouro na varanda, para que os beija-flores não fiquem apenas pousados em galhos próximos, alimentando-se somente da solução. Isto porque a água com açúcar não tem todos os nutrientes que estas aves precisam e, aí, é só dá uma voltinha pelo jardim...
 
Plantas que atraem os beija-flores:
 
Malvaviscus arboreus (Malvavisco)
 
Aqui no sítio, sem dúvida, é uma das plantas favoritas dos beija-flores. Por atrair estas aves, o malvisco também é popularmente conhecido como hibisco-colibri ou malva-de-colibri. Este arbusto também está próximo de minha varanda.
 
Pachystachys lutea (Camarão-amarelo)


 
 
Outra planta que atrai muito os beija-flores por aqui. Também é apreciado pelas borboletas e abelhas.
 
Ceiba speciosa (Paineira-rosa)
 
 
 
Suas flores atraem os beija-flores, que, ainda utilizam a paina liberada dos frutos da paineira na construção de seus ninhos.
  
Caliandra:


 
 

Flores de ipê:




 
 
 Fotografias: Cláudia Pinheiro Camargos (Sarzedo/MG).

 

 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário