sábado, 26 de novembro de 2011

Tiririca-de-flor-amarela (Hypoxis decumbens)



Pesquisando sobre essa flor amarela, que nasce tão comumente em nosso solo, descobri que estudos revelam que essa planta possui um grande potencial na área alimentar e medicinal. Aos que interessam pela área, uma espécie que merece atenção...




Nome científico: Hypoxis decumbens


 

Família: Hypoxidaceae



Nomes populares: tiririca-de-flor-amarela, mariçô-bravo, mariçó-silvestre, falsa-tiririca, tiririca-brava, tiririca.









Erva nativa, não-endêmica do Brasil, comum nos jardins, áreas com vegetação nativa mais preservada, especialmente as mais úmidas. Planta graminiforme com rizoma tuberoso, fibroso, cilíndrico e elipsóide, que pode atingir até 12,5cm de comprimento. Produz flores de cor amarela. Os frutos são cápsulas, que ao se romperem, liberam sementes negras.











Seus tubérculos são comestíveis e possuem alto teor protéico, além de fósforo e zinco. Podem ser consumidos em sopas, com macarrão, cozidas ou fritas. Cita-se que são tão saborosos quanto as melhores batatas-inglesas. (KINNUP, 2007)





Tem propriedades medicinais. É utilizada na medicina popular das Índias Orientais para o tratamento de tumores nos testículos. (KINNUP, 2007)








Referências bibliográficas:














KINNUP, Valdely Ferreira. Biólogo, Mestre em Botânica. Plantas comestíveis não-convencionais da Região Metropolitana de Porto Alegre, RS. Tese apresentada para obtenção do título de Doutor em fitotecnia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. (pag.221). Disponível em:






 Fotografias: Cláudia Pinheiro Camargos


Nenhum comentário:

Postar um comentário