sábado, 26 de novembro de 2011

Lagartas



As lagartas são larvas de um grupo de insetos conhecido como Lepidópteros (lepido=escamas, ptera=asa).  Na fase adulta, após sofrerem metamorfose, elas se transformam em borboletas ou mariposas.






Temos que aprender a conviver com a população de lagartas. O estágio adulto de suas vidas, então, é encantador. Borboletas colorem e enfeitam jardins. São insetos extremamente fascinantes, admirados em pinturas, poesias, canções. Para ter borboletas em nossas vidas, é preciso conviver com respeito e responsabilidade com as lagartas.







Algumas espécies de lagartas, que se transformam em mariposas, podem causar problemas à saúde se forem tocadas. É necessário admirá-las com cuidado e, sempre que caminhar por locais com vegetação, observar os troncos, os galhos, as folhas, as flores, as frutas, antes de tocá-los.




 


Essa lagarta pertence à família Saturnidae. As lagartas dessa família apresentam espinhos em formato de pinheiro, sendo que na extremidade das ramificações dessas cerdas estão localizadas glândulas de veneno. O envenenamento causado pelo contato das cerdas de lagartas com a pele é chamado de erucismo (palavra de origem latina, eruca = larva).





Na família Saturnidae se inclui o gênero lonomia. Duas espécies da lagarta lonomia estão envolvidas em acidentes humanos graves e fatais: a lonomia oblíqua e a lonomia achelous. As cerdas dessas duas espécies eliminam um veneno extremamente tóxico, que age no sangue provocando a coagulação. A vítima pode ter hemorragias que podem ocasionar a morte. A manifestação inicial é de dor e irritação imediatas no local atingido; dor de cabeça e náuseas; sangramentos através da pele, gengiva, nariz, urina.



Os acidentes com essas lagartas ocorrem com mais frequência nos meses de verão.



A lonomia oblíqua possui o corpo marrom, espinhos ao longo do corpo, ramificados e pontiagudos como “pinheirinhos” verde folha, listra marrom contornada de preto ao longo do dorso, manchas brancas no dorso. Chegam a medir entre 6 a 7cm. Não me recordo se já vi alguma com essas características, aqui, no município, contudo, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais no período de 2002 a 2007 registrou 51 notificações de acidentes com essa espécie de lagarta e dentre esses casos provenientes de Betim. É importante conhecer essa espécie para que possamos identificá-la e tomar todo cuidado em não tocá-la, caso, aqui, também seja o seu habitat. O site abaixo apresenta fotos da lonomia em sua fase de larva e quando se transforma em mariposa:







 





Referências bibliográficas:













Fotografias: Cláudia Pinheiro Camargos



Nenhum comentário:

Postar um comentário