terça-feira, 6 de setembro de 2011

Gambá

O gambá brasileiro é muito parecido com uma mistura de porquinho com rato. Ele tem o focinho proeminente; uma cauda, também, é longa e tem pêlo só na base. O corpo do gambá é peludo e ele tem o pescoço grosso.

Por causa de uma característica sua: de exalar um odor ruim, o gambá é antipatizado por muitas pessoas. Mas é importante entender, que o líquido fétido que ele produz em suas glândulas sudoríparas é utilizado para sua defesa (quando se encontra em situação de perigo) ou pelas fêmeas, quando estão no cio, para atrair um pretendente.

Esse mamífero marsupial é inofensivo e muito importante para o nosso ecossistema. Infelizmente, eles são muito lentos e acabam sendo mortos corriqueiramente. Onde eu moro, por exemplo, é frequente encontrar um gambá no terreiro, abatido pelos cães da casa. É muito triste... E, muitas vezes, ao aproximarmos do animal morto, constatamos a presença de filhotes em seu marsúpio (a bolsa na qual as fêmeas do gambá carregam seus filhotes).



Eu não costumo ver gambás durante o dia. Esse aqui, fugindo de nossos cães, foi se abrigar no alto de uma árvore. Depois, longe de seus predadores, foi se abrigar em outro local...


Referências bibliográficas:


Texto e fotografias: Cláudia Pinheiro Camargos

Nenhum comentário:

Postar um comentário