quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A cidade que mais cresceu na região metropolitana


Dados do Censo realizado pelo IBGE indicaram que, em 2010, Sarzedo foi a cidade que mais cresceu dentre os 34 municípios da região metropolitana. Isso é preocupante, no sentido, em que tornam-se urgentes mais ações para que esse crescimento se dê de forma planejada, integrando questões de ordem social, econômica e ambiental.


Crescimento urbano gera impacto e é importante que ele se dê focando aspectos como a exploração sustentável dos recursos naturais, a minimização dos efeitos poluentes, a valorização dos patrimônios cultural e ecológico.  Isso quer dizer que, ao se propor ações visando o crescimento populacional, tem que se pensar nos efeitos que isso acarreta e nas estruturas de suporte direto e indireto que são necessárias.



É preciso pensar nos efeitos de degradação sobre solo e águas, preocupar-se com a destinação adequada dos detritos urbanos, integrar uma gestão que articule os componentes do meio ambiente urbano (água, esgoto, lixo etc) e construir estratégias ecológicas para o ambiente urbano.



Sarzedo é uma cidade para todos e as pessoas que aqui, escolherem residir, têm que encontrar a qualidade de vida que almejaram realizar nessas terras: isso implica na infra-estrutura em adequação ao ecossistema.



Todos nós somos Sarzedo, ou seja, cada um de nós é responsável direto pela conservação de nossa cidade e minimização dos impactos que nela causamos.




Rua Geraldina de Freitas, há, aproximadamente, meio século atrás...






Rua Geraldina de Freitas, na data de hoje:07/09/2011



Nenhum comentário:

Postar um comentário