sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Pássaros de Sarzedo


Esse passarinho chama-se Bico-de-lacre. Em Minas Gerais, é conhecido, também, como Beijo-de-moça.  



A manchinha vermelha ao redor de seus olhos parecem óculos... Muito linda! Seu peito também é vermelho. Pesquisando, descobri que essa pequena ave é originária das savanas africanas e foi introduzido no Brasil, na segunda metade do século XIX, durante o reinado de Dom Pedro I, trazido nos navios negreiros, para servir de animais de estimação aos nobres europeus.

Livre do cativeiro, adaptou-se bem no país e, hoje, são encontrados aos bandos, formados por cerca de 6 pássaros, em capinzais do Sudeste, Sul e Centro-Oeste brasileiros.

Os machos e fêmeas diferenciam-se apenas pela tonalidade da cor: os machos têm o tom de vermelho mais intenso no peito e a cor preta na base inferior da cauda. 


Alimenta-se de sementes de gramíneas.



Esse aqui é um japim...






Ao pesquisar, descobri que essa ave é um japim, espécie da família Icteridae. Pela tonalidade de suas penas (pretas e amarelas), creio que o nosso visitante é um japim, também chamado de xexéu, um pássaro muito conhecido no Norte e Centro-oeste de nosso país, masque não é ocorrente em nosso Estado, Minas Gerais. Seu primo, o japim-guaxe é mais comum em nosso Estado, mas neste, as penas são de coloração preta e vermelha.


O que me chamou a atenção nesta ave, além de sua imponência, do efeito espetacular que as penas amarelas e pretas causam, de seus lindos olhos azuis, foi o seu canto: alto, bem escandaloso, mesmo, muito diferente.

É preta, tem o bico e o rabo na cor amarela, lindos olhos azuis e um piado marcante, alto.

Pena que a fotografia não ficou muito boa...


Esse é outro pássaro bem interessante, que se chama alma-de-gato. Muito lindo, tem o pêlo avermelhado, o olho vermelho e um rabo bem comprido.








Esse aqui, todo listradinho, é o bem-te-vi-rajado...





Referências bibliográficas:




Texto e fotografias: Cláudia Pinheiro Camargos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário