sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Ouriço-cacheiro

Ouriço-cacheiro




Bem que eu tentei tirar uma foto do ouriço-cacheiro passeando pelas matas de Sarzedo, mas esse pequeno mamífero é um animal difícil de ser observado na natureza. Isso por que, durante a maior parte do dia, eles repousam escondidos em emaranhados de cipó, em copas densas ou em troncos ocos. Somente descem das árvores no crepúsculo ou durante a noite. Além disso, eles são silenciosos, têm movimentos lentos e hábitos solitários. Isso explica seu sobrenome: cacheiro, que vem de cachar, palavra que no dicionário português significa esconder-se, ocultar-se.



O nome científico do ouriço-cacheiro é Coendou Prehensilis. Eles são pequenos mamíferos que, quando adultos, têm em média 1kg de peso  e 30cm de comprimento (sem contar a cauda). Pode viver cerca de 7 anos. Sua cauda pelada, de aproximadamente 15cm, permite que o ouriço se mantenha bem agarrado aos galhos das árvores e cipós.



O nome “cacha” também se refere ao punho onde se prende a lâmina de espada. O ouriço-cacheiro tem o corpo quase todo coberto por “espinhos” agudos e compridos, de cor amarela, com as extremidades escurecidas. Seus espinhos, na verdade, são pelos modificados, que podem alcançar 10 cm. São duros e fortes e se desprendem facilmente quando o animal é atacado.



Em situações de perigo de ataque, o ouriço-cacheiro enrola-se como uma bola, protegendo as partes mais vulneráveis do seu corpo: o focinho e o ventre e expondo seu dorso coberto de espinhos. Embora seu espinhos sejam sua defesa contra os predadores, o ouriço-cacheiro não consegue lançar os espinhos contra inimigos que o atacam, como uma arma. Apenas quando é tocado ou mordido, seus espinhos se soltam e ficam espetados na pele de seu agressor. Os espinhos do ouriço-cacheiro não são venenosos, mas podem penetrar lentamente no corpo de seu agressor, até chegar cada vez mais fundo. Essa estratégia é de extrema importância para a sobrevivência desse animal dócil, inofensivo, cuja carne, “com espinho e tudo”, é muito apreciada pelos animais carnívoros. Entre os seus maiores predadores está a suçuarana.



Quando se aproximam de áreas residenciais, os ouriços-cacheiros também costumam ser atacados pelos cães domésticos.


Raica, após atacar um ouriço-cacheiro.





Espinho de ouriço-cacheiro: é duro e pontudo como uma agulha. Essa parte preta é que espeta na pele.


O ouriço-cacheiro se alimenta das folhas e cascas das árvores, além de sementes, brotos e frutos. Entre suas frutas prediletas estão a goiaba e a banana.

Referências bibliográficas:

PRADO, Regina. BRA-69: Ouriço-Cacheiro. Revista Terra da Gente - Ribeirão Preto/SP. Março 2007.
Texto e fotografia: Cláudia Pinheiro Camargos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário