domingo, 28 de agosto de 2011

Sabiá-poca

Fiquei na dúvida sobre quem seria esse passarinho. Ele se parece muito com o sabiá-barranqueira, espécie muito comum no interior brasileiro, principalmente na região do cerrado. Entretanto, quando pesquisei na wiki aves, pareceu-me mais o sabiá-poca, espécie semi-florestal, também muito comum no Brasil. O que me levou a essa diferenciação foi o seu bico alaranjado (o sabiá-barranqueira tem o bico cinza escuro uniforme).
 




O sabiá-poca tem o bico amarelado, longo, forte e um pouco curvo. Tem os olhos grandes e uma marca escura na região que fica entre os olhos e o bico lhe conferem um "ar de zangado".








Suas pernas são cor de avelã.

 




O sabiá-poca é muito conhecido por seu canto triste. Como bem descreveu Cecília Meireles em seu poema Ciclo do Sabiá:

"Não me adianta dizer nada,
Sabiá,
porque não nos entendemos.
Mas essa melancolia
de sua queixosa toada,
Sabiá,
bate em meu coração,
como batem n'água os remos
que nunca mais voltarão.(...)"



Em agosto, inicia-se a reprodução do sabiá-poca. Nessa época, as aves aparecem com o bico amarelo vivo, uma característica ligada à reprodução. Seu ninho tem o formato de tigela, feito de raízes e fibras, com acabamento de barro, que o deixa mais firme. Nele, o sabiá põe de 3 a 4 ovos.

 




Referências bibliográficas:

http://www.wikiaves.com.br/sabia-poca
http://www.wikiaves.com.br/sabia-barranco
Cecília Meireles - "Ciclo do Sabiá" em: Poesias Completas - Volume 2. Editora Nova Fronteira.
Texto e fotografias: Cláudia Pinheiro Camargos


Nenhum comentário:

Postar um comentário