sábado, 27 de agosto de 2011

Joaninhas

Joaninhas são animais fascinantes! Esses pequenos insetos coloridos causam encantamento quando aparecem. Em muitas culturas, a joaninha é símbolo de fartura e boa sorte. Essa crença se fundamenta no fato desse inseto ser importante no combate às pragas na agricultura, como, exemplo, os pulgões, um inseto que suga a seiva de vegetais e podem causar sérios prejuízos à agricultura. Uma única joaninha consegue comer mais de 50 pulgões por dia.




Além de pequenos insetos, as joaninhas se alimentam de néctar, pólen e ácaros.


A joaninha pertence à família Coccinellidae, insetos que apresentam o corpo semi-esférico, a cabeça pequena, 6 patas muito curtas e asas membranosas muito desenvolvidas (uma joaninha bate suas asas 85 vezes por segundo durante o seu vôo). Suas asas são protegidas por uma carapaça quitinosa.



Existem joaninhas fêmeas e joaninhas machos. Em cada ciclo reprodutivo, a fêmea pode colocar de 10 a mais de 1.000 ovos. A joaninha passa pelo ciclo de metamorfose completo, isso é nasce de um ovo e passa pelos estágios de larva e pupa. Na fase adulta, medem de 0,3mm a 10mm de comprimento. Vivem de 3 a 9 meses.





Elas usam o par de patas mais próximo da cabeça para manter limpas suas antenas. O par de antenas que a joaninha possui tem função sensorial, sendo utilizado para localização espacial, na procura de alimentos, para encontrar parceiros reprodutivos entre outras funções.




Pergunta: Que inseto é este da fotografia abaixo? Uma joaninha ou um besouro amarelo e preto?




Outras diferentes: as duas parecem ser da mesma espécie.








 

Referências bibliográficas:





Texto e fotografias. Cláudia Pinheiro Camargos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário